domingo, 17 de janeiro de 2010

A Dança comemora!

A dança conquistou em 15/07/2009 mais uma vitória na briga contra a fiscalização dos profissionais da área pelos Conselhos Regionais de Educação Física. Foi aprovado, por unanimidade, na Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados, o projeto de lei 1.371/07, da deputada Alice Portugal (PCdoB/BA). O texto determina que “não estão sujeitos à fiscalização dos Conselhos Regionais de Educação Física os profissionais de dança, artes marciais e ioga, capoeira e método pilates, seus instrutores, professores e academias”.

Segundo o presidente do CONFEF, Jorge Steinhilber, “A dança coreográfica não tem nada a ver conosco”. Ele ressalta que a categoria dos profissionais de dança possui sua própria legislação, a Lei 6533/78, que regulamenta as profissões de artistas e de técnicos em Espetáculos de Diversões.“

Considerando que apenas 9% do currículo dos cursos de Educação Física possuem ligação direta com a prática da Dança, hoje universidades de todo o país oferecem cursos de licenciatura e especialização em Dança especificamente; visando a qualificação desses profissionais.

Por isso, busque sempre informações sobre os professores e profissionais de Dança com os quais pretendes estudar. Registro no Sindicato (SATED) e na Delegacia Regional do Trabalho são referências importantes; bem como cursos específicos e trabalhos de prática (como bailarino, produtor, diretor e coreógrafo).
Fonte: Idança.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário